top of page

Filtros da Linha Pesada

      Filtro de Ar

 

Função – Filtro que assegura que somente o ar limpo chegue até o sistema de injeção e aos cilindros do motor, na quantidade ideal e filtrada para a mistura ar e combustível, impedindo poeira, fuligem, folhas, areia e demais impurezas.

Na linha pesada, encontramos dois tipos de filtros para o ar. São eles: Filtro de Ar Primário e Filtro de Ar Secundário ou Filtro de Ar Externo e Filtro de Ar Interno.

      Filtro de Cabine

 

Função – Ajudar a manter o ar interno do veículo mais saudável, prevenindo doenças respiratórias.

Efetue a troca do filtro regularmente em conjunto com a higienização.

      Filtro de Óleo Lubrificante

 

Função – São desenvolvidos para eliminar impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além de partículas derivadas da combustão. O contato das peças internas do motor, como pistões, podem deixar impurezas. Aí entra a importância do filtro.

Prazo de troca – Até 10 anos atrás falava-se que o filtro de óleo poderia ser trocado a cada duas ou três trocas de óleo. Muitas montadoras aconselham a troca do filtro sempre junto com o de óleo, geralmente entre 10 mil e 15 mil quilômetros.

O que pode acontecer – Filtro vencido vai deixar partículas para o motor que vão danificar peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. E, em casos extremos, podem fundir o motor.

      Filtro de Combustível

 

Função - O Filtro de Combustível retém a passagem de contaminantes presentes no combustível, provenientes do transporte, estocagem e do próprio tanque do veículo, evitando a obstrução dos pequenos orifícios dos bicos injetores.

Portanto, o filtro de combustível protege os bicos de injeção e agregados extremamente sensíveis do sistema de alimentação do combustível.

      Filtro Separador de Água (Racor)

 

O filtro racor é mais conhecido como filtro separador de água. Essa água aparece no diesel pelos efeitos de aumento da temperatura do combustível.

Isso ocorre pelas características de trabalho do Diesel que tem uma função de lubrificar e arrefecer os componentes da injeção. Essa maior temperatura provoca uma parcela de evaporação e tal evaporação se condensa em água. Esse efeito pode ser minimizado, mantendo o tanque sempre cheio entre as paradas noturnas, ocasião em que ocorrem as maiores condensações.

O separador de água é centrifugo, ele força rapidamente a água que acumula na parte mais baixa do filtro. A água se mantém nesta posição porque é mais pesada que o Diesel.

Teremos desta forma uma coloração bem definida, em cima diesel e embaixo água, que deve ser drenada para evitar problemas com os componentes do sistema de injeção.

Tal drenagem deve ser feita baseada no controle visual do separador. Drene, durante a semana, quantas vezes achar necessário.

      Filtro de Água

 

O filtro de refrigeração tem uma tarefa importante: ele dissipa o calor do motor e, portanto, protege-o do superaquecimento.

A fim de garantir a refrigeração segura em condições de frio extremo durante o inverno e também em condições muito quentes durante o verão, os canais finos no bloco do motor e sistema de refrigeração devem permanecer livres de depósitos de contaminantes.

Aqui é onde os robustos e duráveis filtros de refrigeração mostram o seu valor: eles sempre filtram as partículas em suspensão e impurezas do fluido de refrigeração. O resultado é um motor que opera no regime de temperatura ideal em todas as condições.

      Filtro de Transmissão

 

Com alto desempenho, alta conveniência de troca e segurança operacional máxima: projetos de transmissão modernos dependem de perfeita lubrificação e, portanto, necessitam de meios filtrantes que ofereçam confiabilidade, removendo do óleo da transmissão partículas indesejáveis ​​durante longos períodos. Filtros do óleo de transmissão garantem os mais elevados níveis de pureza do óleo e, assim, ótima proteção contra o desgaste dos componentes da transmissão.

Filtros de sucção ou de pressão são usados, dependendo da concepção da transmissão. Filtros de sucção são usados ​​em caixas de velocidades automáticas. Os filtros de pressão são utilizados para reforçar os filtros de sucção em modelos de transmissão inovadores, tais como caixas de velocidades e embreagem CVT dual e são também usados ​​em caixas de velocidades manuais que requerem um alto nível de pureza do óleo.

      Filtro de Direção

 

O sistema hidráulico de direção é composto de mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório, mangueira, suportes, polias, correias e outros.

A direção hidráulica facilita as manobras, absorve as vibrações e evita acidentes no caso de estouro do pneu dianteiro. Sinônimo de conforto e, principalmente, segurança, o componente ganha cada vez mais adeptos, que aumentam o número de veículos equipados com o sistema.

O mecanismo hidráulico foi projetado para suportar toda a vida útil do veículo. Mas, para isso, deve passar por inspeções preventivas periódicas.

      Filtro Desumidificador

 

O sistema de ar comprimido é um dos componentes de segurança mais importantes para um veículo comercial. O ar seco e limpo é particularmente importante para os sistemas de travamento pneumático de veículos pesados e comerciais, pois protege o sistema contra a corrosão e avarias.

Os filtros desumidificadores desumidifica o ar comprimido, oferecendo proteção ideal para todo o sistema de ar comprimido.

Não importa se é uma questão de pulsação, pressão ou resistência à vibração, desempenho do Filtro Desumidificador ou a durabilidade dos materiais de vedação.

bottom of page